O Whey Protein é um suplemento popular que pode ajudar no ganho de massa muscular e aumentar a ingestão geral de proteínas, o que pode promover o gerenciamento de peso. No entanto, existem vários tipos diferentes de whey disponíveis e cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a melhor escolha depende de suas necessidades individuais. Vamos explorar as diferenças entre eles e descobrir qual é o melhor para você.
Whey Concentrado
Concentração de proteína de cerca de 70-80%.
O whey concentrado é o tipo mais básico e menos processado da proteína do soro do leite. É o mais barato de todos os tipos de whey e tem a maior quantidade de carboidratos, açúcar, gordura e colesterol. No entanto, ainda é uma fonte rica de proteínas, fornecendo tipicamente 20 a 25 gramas de proteína por porção. Além disso, o whey concentrado contém imunoglobulinas, anticorpos que podem ajudar a melhorar sua imunidade. Para entender como ele é produzido, precisamos dar uma olhada no processo de fabricação do whey, independentemente do tipo. Tudo começa com o leite. Um agente coagulante, como o coalho ou ácido, é aplicado e a parte sólida se separa do líquido. Esses sólidos são retirados para serem transformados em queijo ou caseína, e o líquido restante se torna o whey. Nesse ponto, temos o whey concentrado. Ele é rico em proteínas completas, mas também contém um pouco de gordura e açúcar na forma de lactose. Curiosamente, essa gordura contém muitos nutrientes benéficos que apoiam a função imunológica e cardiovascular saudável.
Whey Isolado
Concentração de proteína de 90% ou mais.
Para aumentar a concentração de proteínas no whey, alguns fabricantes vão ainda mais longe no processamento. Diversas técnicas são usadas para remover a maioria da gordura e do açúcar do whey, deixando principalmente proteína para trás, resultando em um conteúdo de proteína superior a 90%, com quantidades mínimas de gorduras e carboidratos. Esta pureza superior garante que você está recebendo quase proteína pura em cada porção. Se você está contando calorias e macros meticulosamente, o whey isolado é uma fonte eficiente de proteína de baixa caloria.
A princípio, isso pode parecer bom, mas lembre-se de todos aqueles nutrientes úteis escondidos na gordura? Eles desapareceram agora também. Na verdade, esse processamento às vezes quebra alguns dos aminoácidos e os torna mais difíceis para o seu corpo digerir.
Whey Hidrolisado
Ainda não satisfeitas, algumas empresas usam calor, ácido, enzimas ou uma combinação para quebrar intencionalmente algumas das ligações que mantêm os aminoácidos juntos. Esse processo chamado hidrólise, que quebra a proteína em peptídeos menores. Essas moléculas menores são mais fáceis de digerir e podem levar a uma absorção mais rápida de proteínas. Os atletas de elite e pessoas com sensibilidades digestivas costumam optar pelo whey hidrolisado devido a sua rápida absorção pelo organismo e elevado potencial para acelerar a recuperação pós-treino.
Proteína do Leite
O último tipo de proteína do soro do leite é um pouco confuso. Às vezes rotulado vagamente como proteína do leite, esse produto geralmente é apenas uma mistura de whey e caseína – seja na forma concentrada ou isolada. Geralmente, você verá isso em produtos que usam várias fontes de proteína.
Veredito
Então, qual tipo de whey protein é o melhor? Para o valor e qualidade dos ingredientes, o whey concentrado simples se destaca. Embora a concentração de proteínas seja ligeiramente menor do que em algumas das outras variedades, não é o suficiente para fazer uma diferença significativa.
Independente disso o melhor whey protein para você depende de suas necessidades individuais:
- Se você está procurando um suplemento de proteína de baixo custo e não se importa com um pouco de gordura e carboidratos extras, o whey concentrado pode ser a melhor opção.
- Se você está contando calorias ou tem sensibilidade à lactose, o whey isolado pode ser a melhor escolha. O whey isolado é uma opção excelente para quem tem intolerância à lactose ou problemas digestivos, pois “contém muito menos lactose e pode ser mais facilmente digerido do que o whey concentrado.
- E se você está procurando a recuperação pós-treino mais rápida possível, o whey hidrolisado pode ser o caminho a seguir, pois pode ser mais caro do que outras formas de whey protein, mas pode valer a pena pelos resultados obtidos.
- Se está com orçamento reduzido, vale a pena perguntar ao seu nutricionista se a proteína do leite, a forma mais barata do Whey, atende as suas necessidades.
Referências:
- The 4 Types of Whey Protein and Which is Best – Naked Nutrition
- https://barbend.com/whey-concentrate-vs-isolate-vs-hydrolysate/
- Medical News Today – “Whey Protein: Complete Guide to Benefits, Use, and More
Imagem: