Atualizado em 2 de agosto de 2021
Famílias olfativa são os tipos de ingredientes de que os perfumes são feitos. É o aroma predominante. Conhecê-las é o primeiro passo para acertar em cheio na hora de comprar um perfume, pois as casas de perfumaria usam essa classificação como importante ferramenta para estudar seu próprio portfólio e criar novos produtos.
Quais são as famílias olfativas?
As principais famílias olfativas são 6:
- Cítrica,
- Floral,
- Fougère,
- Amadeirada,
- Chypré e
- Oriental.
A partir dessas 06 bases temos as subfamílias olfativas, que chegam as centenas, mas na verdade são pequenas variações dessas bases.
A impressão predominante de cada fragrância determina a qual família ela pertence, daí virá a sua estrutura, personalidade e as notas que contam de fato quem é aquele perfume.
Família Cítrica
Exemplo de perfume masculino cítrico: Sauvage (da marca Dior)
Fragrâncias Leves e marcantes. Os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para os climas quentes. Geralmente, são elas que dão aquela sensação revigorante quando aplicadas. Por serem notas mais voláteis, precisam de uma reaplicação maior.
Família Floral
Exemplo de perfume masculino floral: Acqua di Gió (da Giorgio Armani)
Fragrâncias doces, delicadas e extremamente femininas. Composições que combinam diferentes tipos de flores, resultando em aromas vibrantes e sofisticados. É uma família muito rica olfativamente e, em sua maioria, a favorita entre as mulheres. Costumam ser elegantes e ter muita personalidade, podendo oferecer delicadeza ou sensualidade.
É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets. Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.
Família Fougère (Aromática)
Exemplo de perfume masculino Aromático: Azzaro Pour Homme (da marca Azzaro)
Geralmente possuem um aroma de grama picante e especiarias muito marcantes. A família olfativa aromática. Fragrâncias aromáticas geralmente são masculinas mas, são muito apreciadas por mulheres também, por serem sedutoras, marcantes e ótimas para usar a noite em eventos especiais. Família Ousada, primam pela mistura de aromas herbais, lavanda e notas frescas. Resultam de uma combinação ímpar de acordes naturais. É uma família de ingredientes geralmente usadas na culinária. São frescas e leves, como o nome já diz, muito aromáticas.
Família Amadeirada
Exemplo de perfume masculino Amadeirado: Invictus (da marca Paco Rabanne)
Fragrâncias fortes e essencialmente marcantes integram essa família olfativa. Combinam madeiras, canela, terra ou tabaco com acabamento seco e menos adocicado. Presente quase que unanimemente nos perfumes masculinos, é geralmente usada como base em perfumes sofisticados e elegantes. Dependendo da nota, podem seguir uma personalidade mais seca ou cremosa, e costumam ser misturadas aos perfumes florais, por se complementarem.
Em maioria são perfumes masculinos e costumam ter notas mais secas ,como pinho, sândalo, musk.
Família Chypré
Exemplo de perfume masculino Chypré: Aventus (da marca Creed)
Caracteriza-se pela presença de notas cítricas de bergamota em harmonia com um fundo de musgo de carvalho, patchouli ou outras madeiras nobres. A fragrância Chipre é envolvente, sensual e poderosa, sendo a escolha perfeita para ser usada durante ocasiões especiais, principalmente a noite.
São em sua maioria perfumes femininos e sofisticados. A riqueza das notas chipre combina bem com as notas frutadas ou florais. Essa família reagrupa perfumes marcantes, facilmente reconhecíveis. A familia olfativa Chypré nasceu com o perfume ‘Chypre’ criado por François Coty em 1917 (Chypre é o nome da ilha de Chipre em francês, onde a deusa da beleza e do amor, Vênus, nasceu).
Família Oriental
Exemplo de perfume masculino Oriental: Le Male Intense (da marca Jean Paul Gaultier)
Aveludados e quentes, os acordes orientais associam vanilla (baunilha), cravo, canela, pimenta, entre outras especiarias que remetem sedução, intensidade e requinte. Envolvente e sensual, tem em sua maioria notas como as resinosas, balsâmicas e especiadas.
Os perfumes orientais costumam ser fortes e pesados. Costumam fixar melhor na pele, apresentando longa duração.