Atualizado em 23 de outubro de 2023
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cuidar da pele não é uma ação voltada para beleza. É um ato é essencial para manter a pele saudável, prevenir doenças de pele, queimaduras de sol, câncer de pele e ainda elevar a autoestima, afinal o seu rosto é o seu primeiro e maior cartão de visitas.
Veja o exemplo deste senhor não identificado, de 69 anos, que passou 28 anos como caminhoneiro e, portanto, sendo atingido por raios solares na parte esquerda da face através da janela enquanto dirigia. A diferença entre os dois lados do rosto dele é impressionante: na segunda metade, ele parece muito mais velho, o que mostra o efeito dramático e prematuro de envelhecimento que sol pode ter sobre a pele.
A rotina de cuidados com a pele se chama skincare e significa, literalmente, cuidados com a pele.
Esse guia é para quem nunca tinha pensado nisso antes. Normalmente quando somos crianças, usamos o mesmo sabonete em barra para lavar o rosto, o corpo, as partes íntimas, fazer o que no futuro será uma barba e até lavar a roupa em baixo do chuveiro.
Com o tempo essa ação pode agredir a pele, de uma forma irreversível, principalmente ao atingir uma certa idade, gerando um envelhecimento precoce e manchas na pele que com o tempo aumentam.
Inicialmente a melhor coisa a fazer é consultar um dermatologista para definir realmente o seu tipo de pele e se você precisa de algum cuidado especial. De qualquer forma, o nível 01 pode ser realizado por qualquer pessoa, independente de indicação médica.
Faça esses passos por alguns dias ou semanas, o tempo necessário para que você sinta a diferença no seu corpo e tenha um incentivo para passar ao próximo nível.
A rotina inicial é
- limpeza e
- proteção.
1. Limpeza
A limpeza é necessária para que você remova as impurezas acumuladas sobre a pele, que a impedem de respirar e causam acne e excesso de oleosidade, principalmente em que tem a pele com esta característica (oleosa e mista).
Veja qual o seu tipo de pele aqui.
Você tem que lavar o rosto no máximo duas vezes por dia. Pode pela manhã ao acordar e antes de dormir, mas atente ao fato de que lavar o rosto mais que de duas vezes por dia durante várias semanas irá fazer seu rosto iniciar o “efeito rebote”: um mecanismo de defesa da pele , onde ela aumenta a produção de sebo depois que a pessoa remove toda a gordura da região, até mesmo aquela que ajuda a manter a pele hidratada e protegida. Por isso evite ao máximo lavar o rosto por mais de duas vezes ao dia se não for necessário (tem dias em que realmente precisamos lavar o rosto com mais frequência).
O efeito rebote acontece com todos os tipos de pele e pode ocorrer também se você usar produtos inadequados para a limpeza do rosto.
Por isso, para lavar o rosto evite os sabonetes em barra de uso geral, inclusive o SOAPEX (só use em caso de recomendação de seu dermatologista). Produtos sem sabão na formulação limpam gentilmente e evitam a sensação de repuxamento que ocorre quando a pele é excessivamente desidratada.
Produto recomendado para lavar o rosto:
Sabonete Líquido Facial Neutrogena
Segundo o fabricante, o Sabonete Líquido Facial Neutrogena limpa e perfuma a pele do rosto sem ressecar, para começar o dia bem e desfrutar de uma aparência incrivelmente jovial que renovará o astral. Indico esse produto pelo seu preço bem acessível.
Ressalto aqui que qualquer sabonete líquido para o rosto pode ser usado nesse nível, sendo que a única coisa a ser observada é que ele seja compatível com o seu tipo de pele. Nunca use produtos indicados para um tipo de pele diferente do seu!
Veja qual o seu tipo de pele aqui.
2. Proteção
O protetor solar é essencial para a proteção da pele de seu rosto contra as doenças causadas pela exposição prolongada ao sol. Na aplicação seu protetor solar, escolha o produto adequado ao seu tipo de pele e reaplique conforme orientado pelo fabricante e pelo seu dermatologista, a fim de garantir que sua pele esteja protegida até o sol se pôr.
Nunca esqueça de passar o filtro solar pela manhã.
Nesse nível qualquer filtro solar de farmácia pode ser usado. Você só tem que se atentar para dois fatos: o primeiro é que o Fator de Proteção deve ser sempre maior que 30, independente da cor da sua pele e o segundo é que o produto deve ser indicado para seu tipo de pele: protetor solar para pele normal não deve ser usado por pessoas que tem a pele oleosa e vice-versa. Prefira produtos que tem o “Toque Seco” pois protetores mais baratos e genéricos deixam a pele totalmente “lambuzada” e tem uma baixa absorção, você passa horas com o rosto branco onde o produto foi aplicado.
Indicação de produto:
Neutrogena Sun Fresh Oily Skin
Um bom protetor solar, vendido em farmácias e relativamente barato é o Neutrogena Sun Fresh Oily Skin (o da faixa verde). Custa em média 5 dólares e tem uma versão para pele normal e outra para pele mista/oleosa. Eu testei esse produto e gostei muito dele por não deixar nenhum resíduo branco.
Veja qual o seu tipo de pele aqui.
Seguindo esses dois passos você já terá uma melhoria na saúde da sua pele, mesmo que não seja visível, pois o nível 01 é mais para prevenção de futuros problemas que podem aparecer. Após algumas semanas, sinta-se a vontade de iniciar nosso nível 02 de cuidados.