Efeito rebote é uma condição em que a pele do rosto começa a produzir muita gordura, deixando a pele extremamente oleosa e em alguns casos também gerando acne (cravos e espinhas em excesso). Isso ocorre tanto em quem tem a pele oleosa, como também em quem possui a pele normal ou seca, normal ou até mista, e nestes casos o problema se torna ainda mais sério pois a pele não está acostumada a esse tipo de secreção.
Quais são as causas?
O efeito rebote se dá por um mecanismo de defesa da pele. A pele aumenta a produção de sebo quando removemos toda a gordura da região, pois essa secreção ajuda a manter a pele hidratada e protegida.
O efeito ocorre principalmente pelo uso de produtos indevidos (uma pessoa com a pele oleosa constantemente lavar o rosto com sabão produzido para pele normal pode acarretar isso por exemplo), não lavar o rosto corretamente, ou exagerar na quantidade de vezes que lava a pele do rosto durante o dia (a pele sente que está seca e aumenta a oleosidade natural de forma descontrolada).
como evitar o efeito rebote?
Para não ter este problema devemos adquirir produtos adequados para o nosso tipo de pele. Nada de roubar aquele creme da sua irmã ou comprar aquele tônico para uma pele diferente da sua por ser mais baratou ou ter um cheiro melhor.
Devemos evitar também lavar o rosto muitas vezes por dia constantemente. A limpeza duas vezes ao dia (pela manhã e a noite antes de dormir) com um sabonete ou gel de limpeza adstringente que não resseque a sua pele já está de bom tamanho.
Também é importante investir em um hidratante que ajude a controlar a oleosidade pois a hidratação é uma das ferramentas para evitar esse efeito. Quando você mantém a pele corretamente hidratada, o corpo entende que não precisa produzir mais óleo para lubrificar a pele, assim você fará seu tratamento antioleosidade e de bônus terá menos espinhas. Há, sim, não esqueça de adquirir um bom protetor solar, de preferencia com ação antioleosidade.
Fonte da imagem: Freepik premium