Rodízio de pneus é um procedimento necessário para aumentar o tempo de vida útil das suas rodas, tanto que em algumas marcas a troca de lugar dos pneus já faz parte da revisão programada.
Grande parte dos veículos tem essa necessidade, com exceção de alguns modelos que utilizam pneus ou até rodas com tamanhos diferentes na dianteira e na traseira, o que inviabiliza a troca (um carro com essa característica é o Porsche 911).
Os pneus do eixo tracionado sofrem uma força maior do que os demais – tendo um desgaste até três vezes maior, e com essa a troca a borracha se desgasta uniformemente e nenhum dos eixos fica com um par mais “careca” que o outro.
Qual a frequência do rodízio?
O ideal é que em um carro com uso dentro da cidade, o rodízio seja feito a cada 10 mil km aproximadamente. Essa quilometragem coincide com as revisões periódicas da concessionária do veículo. Aliado a um bom balanceamento e alinhamento correto das rodas, a borracha se desgasta por igual e o veículo acaba se comportando de maneira mais homogênea.
O espete entra no revezamento?
Sim, mas se todas as cinco rodas forem idênticas, o que normalmente não ocorre. Normalmente o estepe é temporário, feito de um material mais fino que os demais pneus, com a roda diferente (baixo custo e com formato que encaixe no compartimento dele, geralmente no fundo do porta malas) e com limite de velocidade de 80 km/h.
Como o rodízio deve ser feito?
Os pneus podem ser trocados de duas maneiras. A primeira (mais comum) é normalmente realizada em carros de passeio, em que o rodízio é feito de maneira paralela, ou seja, quem está no eixo dianteiro vai para o traseiro do mesmo lado e vice versa.
Outro modo de fazer é no formato de um X, em que os pneus da dianteira são trocados na diagonal, ou seja, o da frente, na esquerda, vai para trás, na direita e vice versa. Esse tipo de troca é mais comum em veículos off-road.
Em alguns modelos de pneus há um sentido de giro, então é necessário ficar atento na hora da troca para não colocar um pneu com essas características girando ao contrário. Se isso acontecer, o desgaste pode ser ainda maior.
Como evitar o desgaste dos pneus?
Para manter os pneus sempre em bom estado é importante mantê-los sempre calibrados.
Atente para o volume correto de acordo com a carga que você carrega em seu veículo. Se o pneu estiver cheio demais, o atrito com o chão será maior no meio. Mas se não está cheio o bastante, vai ter um desgaste maior nas laterais. Como as válvulas de ar são submetidas a um peso muito grande, a melhor frequência para fazer a calibragem será sempre que fizer a pausa para abastecer. Para checar a calibragem ideal consulte a montadora (normalmente o fabricante fixa uma pequena tabela na parte interior da portinha de proteção do tanque de combustível).
Outra forma de aumentar a vida dos seus pneus é ficar atento na hora de estacionar: evite ao máximo encostar as rodas no meio fio.