Atualizado em 10 de novembro de 2023
Um dos males que mais atingem o homem, o câncer de próstata é segunda principal causa de morte entre os homens. Essa doença é o resultado de uma multiplicação desordenada de células na região da próstata que geram tumores cancerígenos.
Esse câncer, na fase inicial, não apresenta sintomas e sua causa é uma incógnita, sendo atribuída à genética, idade ou raça, fatores que não podemos controlar.
Não podemos modificar nossa genética, mas podemos reduzir a chance de desenvolver câncer de próstata seguindo algumas regras de prevenção:
Faça exames periódicos
A realização de exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença, visto que há 90% de chances de cura quando o câncer é diagnosticado precocemente.
É recomendado que homens a partir dos 50 anos realizem o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso apresente fatores de riscos (casos na família, por exemplo).
Manter uma alimentação saudável
Os laticínios também foram apontados como responsáveis pelo aumento do risco de desenvolvimento deste câncer, então uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata. Assim como, a diminuição de alimentos ricos em gorduras e o consumo de carne vermelha.
Adicione óleo de semente de abóbora em sua alimentação
O alimento é rico em beta-sitosterol, um antioxidante muito utilizado no tratamento e na prevenção das doenças da próstata, inclusive o câncer. Esse elemento pode inibir a proliferação de tumores e induzir a autodestruição das células cancerígenas.
Ele pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em líquido.
Coma tomates e seus derivados
O tomate contém licopeno, uma substância antioxidante importante no tratamento do câncer. Além disso ele é rico em vários nutrientes como vitamina A e C, assim como sais minerais, potássio e magnésio.
Consuma vegetais crucíferos
Homens que consomem regularmente vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, nabo, rúcula, etc.) tem até 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
Pegue sol: vitamina D é essencial
Homens com altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 45% o risco de desenvolver câncer de próstata. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos como salmão, sardinha, ovo, fígado, etc e também é possível realizar a suplementação através de cápsulas, mas sua principal fonte é através da exposição à luz solar, quando ela é sintetizada pelo próprio organismo.
É muito melhor para a sua saúde ter 30 minutos de sol por dia através de uma caminhada ou exercícios físicos ao ar livre que realizar uma suplementação.
Realização de atividades físicas
Não só para a prevenção do câncer de próstata, a atividade física é uma das melhores maneiras de se obter uma vida mais saudável.
Os benefícios são muitos, como auxiliar no controle de peso, no alívio do estresse, também melhora o condicionamento físico e entre outros.
Ao aliar a realização de exames periódicos e a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação correta e a prática de exercícios físicos, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de próstata.