Atualizado em 29 de julho de 2021
Pesquisadores da Universidade de Rochester, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos EUA e do Centro Interdisciplinar Herzliya em Israel divulgaram resultados de um estudo conjunto a respeito da relação entre a receptividade das pessoas a uma investida do sexo oposto e a forma como esta pessoa era vista.
Segundo os pesquisadores, eles se guiaram pela premissa de que “as pessoas buscam um parceiro sensível às suas necessidades”.
Segundo Gurit Birnbaum, pesquisador-chefe do projeto:
“O desejo sexual prospera quando a intimidade é crescente, e ser sensível é uma das melhores maneiras de incutir essa sensação indescritível em longo prazo”
No entanto a premissa não refletiu a realidade.
“Nossos resultados mostram que ela não necessariamente é verdadeira em um encontro inicial, porque um potencial parceiro sensível pode transmitir significados opostos para pessoas diferentes.
Segundo o pesquisador:
“As respostas que eles encontraram em relação à receptividade da sensibilidade do outro reforçam ideias como “mulher prefere homem canalha” e “homem gosta mesmo é de mulher submissa”.
Os pesquisadores observaram se homens ou mulheres perceberam uma pessoa do sexo oposto como sensível e a resposta a isso em termos de atração sexual. Os resultados mostram que homens enxergavam as mulheres mais preocupadas em relação às necessidades do parceiro como mais femininas e mais atraentes.
Já em relação aos homens “mais sensíveis”, a percepção é outra: os caras bonzinhos foram percebidos como manipuladores (por exemplo, sendo legais para obter sexo) ou desesperados para agradar a parceira e, por isso, menos atraentes.
Em alguns casos, a mulher enxerga este tipo de homem até mesmo como vulnerável e menos dominante.
É claro que de acordo com esses estudos, você não deva se tornar uma pessoa bruta e canalha com sua(eu) parceira(o). O estudo só reforça a máxima de que mulheres gostam de homens com atitude, que não vivam se entregando a lamentações e que não procurem ser iguais a elas no comportamento (sensíveis e delicados).
O ser humano, por mais que tente fazer diferente, tem necessidade de determinar as funções na sociedade (chefe e empregado, líder e súditos, etc) e isso não é diferente em relacionamentos, e no caso da mulheres, para manter uma relação saudável elas precisam de alguém maduro e que represente um ponto de apoio.