Atualizado em 29 de julho de 2021
Todo homem deveria ter uma biblioteca pessoal. Seja ela digital ou física, em destaque na estante de sua sala, nas prateleiras de seu quarto ou em um local protegido na nuvem. Em sua coleção pessoal de livros que você leu ao longo dos anos devem estar os livros que moldaram você, livros aos quais você se refere, livros com os quais você tem uma conexão emocional e livros que refletem o tipo de homem que você é e deseja ser.
O importante é não focar na quantidade: num mundo cada vez mais compacto e minimalista, você tem que possuir o mínimo da melhor qualidade que possível. Então você tem que começar a cultivar uma biblioteca pessoal relevante para você. Devem estar somente livros que mudam a forma como você pensa e desafiam sua mente de uma forma que nunca foi desafiada antes.
num futuro você um dia irá voltar a eles e ver como sua vida terá mudado a como consequência a forma como você os vê.
Sua coleção de livros deve crescer à medida que você cresce, fisicamente e como pessoa. Deve refletir as voltas e reviravoltas de sua própria vida e se expandir conforme sua mente se expande.
Dicas para cultivar uma biblioteca pessoal relevante:
Leia os livros que adquiriu
De nada adianta ter aquele clássico famosíssimo se você não o ler. Isso só funciona nos filmes ou nos contos de fadas, onde você vai na casa de uma pessoa peculiar e sua estante tem milhares de livros. Na verdade a quantidade exagerada só serve para tirar seu foco e te atrair para deixar de lado a leitura atual. Vcê tem que ler. Se você não estiver lendo, sua biblioteca não vai crescer e, mesmo que cresça, será apenas decoração.
Compre livros
Sim, somos adeptos do pdf e do Kindle, mas aquele livro que você ama, do seu autor preferido tem que ser adquirido. Não todos, mas os seus favoritos. O prazer de folhear as páginas, o local onde você fará aquela observação e a possível assinatura do autor, são coisas mágicas que não tem preço e que os livros virtuais não poderão te proporcionar.
Não acumule livros que não vai ler
E nem os que levarão uma eternidade para ler. Compre livros à medida que os lê e sua biblioteca ganhará volume constantemente.
Invista nos clássicos da sua vida
Tente conseguir seus livros de infância favoritos, os livros que você leu no ensino médio ou mesmo no ensino fundamental. Se você tiver espaço em casa os de papel. Você será atingido por uma onda de nostalgia e, principalmente se reler alguns clássicos, poderá interagir com o livro de uma maneira completamente diferente de como foi na primeira vez.
Cuidado ao emprestar seus livros físicos
Não empreste seus livros para qualquer pessoa, a não ser que você esteja disposto a se separar deles para sempre. No caso de um empréstimo, anote em um local seguro para quem emprestou e a data que realizou o empréstimo, para que no futuro você lembre de cobrar a pessoa.
Doe, venda e recicle
Ao final de cada ano (ou semestre se estiver na faculdade), examine seus livros com cuidado e faça uma lista do que não lhe inspira mais. Você tem a opção de doá-los ou vendê-los.
Compre livros usados
Se eles estiverem em bom estado, sem anotações e sem rasuras, é interessante adquirir estas preciosidades. Isso mantém o mercado vivo e ajudará você quando for vender os seus. Sem mencionar que o livro quando vem de outra pessoa trás junto a sua energia de vida.
Imagem: Freepik Premium