Sim, em relação à arrumação existem dois tipos de pessoas: as organizadas e as desorganizadas. Esse artigo é voltado para aquele tipo de homem que está em desespero por conta de uma bagunça eterna que mesmo perdendo dias, semanas e meses tentando organizar, parece que a tralha se multiplica impedindo-o de ter êxito.
Não, as tralhas não se reproduzem durante a noite, somente os cabos (sim, uma gaveta de cabos com duas semanas triplica de quantidade).
O maior problema conosco, homens desorganizados, é que somos prevenidos ao exagero: poucas vezes jogamos alguma coisa fora, pois em nossa mente tempos aquela máxima: “um dia pode ser que eu precise”, e com isso o produto do caos ao invés de ir para o lixo, vai para o cantinho da bagunça.
Quando essa mania vira vício, depois patologia pode até nos render fama internacional, com a possibilidade de participarmos do famoso programa da televisão por assinatura chamado “Acumuladores”.
Para uma arrumação perfeita, ter um espaço minimalista e leve em casa, temos que nos livrar desse senso de necessidade de objetos e nos focar em retirar todos os objetos sem uso da nossa casa ou escritório e reciclar, doar ou reaproveitar cada coisa de acordo com nossas necessidades.
Na verdade a cada fase temos que fazer isso em todas as áreas de nossa vida, inclusive com idéias, pessoas e hábitos, mas hoje e o dia dos objetos.
Resolvi limpar minha vida… Como começar?
Existem vários métodos de organização. Os dois que eu uso são o do brilhante David Allen chamado GTD (Getting Things Done) em que você categoriza as coisas baseado no tempo, disponibilidade e energia e o método da japonesa Marie Kondo que ela initula A Mágica da Arrumação, que ela junta todos as tralhas e separa por afinidade.
Esses dois métodos são bem complexos, por isso vou deixar para uma oportunidade futura, nesse artigo vou falar de um método bem simplificado unindo o melhor dos dois.
Então mãos a obra
A primeira coisa a fazer para iniciar a organização de seu bunker pessoal é conseguir 03 caixas grandes o suficiente para caber uma boa quantidade de tralhas. Selecione um cômodo da casa para começar a arrumação. Junte toda a tralha que conseguir nessa parte da casa em uma das caixas.
Assim que você terminar de encher a caixa, vai começar a fazer uma triagem nas outras duas. Na caixa da direita você vai colocar as coisas que você usa.
Na caixa da esquerda irão as coisas que você não usa.
Como fazer essa triagem?
Pergunte a si mesmo: “Eu peguei esse objeto nos últimos 2 meses”? Se a resposta for sim, para direita, se não, vai para esquerda. Faça isso sem pena: você nesse passo não vai jogar nada fora, não nesse momento!
Assim que terminar essa triagem, pegue a caixa dos objetos úteis e arrume nos respectivos lugares que ficaram na casa (afinal, você amontoou todos objetos soltos em caixas).
No fim, você terá duas caixas vazias e uma cheia (a dos objetos inúteis). A caixa dos objetos inúteis tem que ser estudada com carinho: você vai perceber que acumulou muita coisa desnecessária.
Próximo passo: agora você vai separar em uma caixa todos os objetos para doação ou reciclagem. São aqueles presentes que você nunca usou, cabos que não possui mais o aparelho, brinquedos, livros lidos, etc. Esses objetos irão ser levados embora. Recomendo que coloque aqui todos os objetos que você nunca usou, sejam comuns no comércio e custem pouco (defina um valor mínimo, digamos uns 20 reais) pois eles ocupam lugar, te deixam estressado e se você um dia precisar, pode sair de casa e em 15 minutos você adquire um novo.
Na outra caixa coloque os objetos que talvez você use. Deixe essa caixa fechada em um local de sua casa e a observe. Caso venha a usar os objetos desta caixa, eles voltam para seus lugares em casa. Caso não use, depois de dois meses lá dentro os objetos irão para reciclagem ou doação. É o treinamento do desapego, que tem que ser forte em você.
De qualquer forma, a partir dessa reunião inicial você deverá esforce-se ao máximo para se manter organizado.
Regras simples, que não devem ser ignoradas:
– nunca deixe acumular bagunça! Cansaço não é desculpa. Se você sujar um conjunto de talheres (prato, garfo e faça) tente lavar na hora: a energia que você gastará para lavar vai ser bem menor que se acumular uma pia cheia de louça, além de evitar insetos e desarrumação.
- Roupas não devem ser largadas em cima da cama ou sofá. Deixe um espaço no guarda roupas, um cabideiro, um uma caixinha para deixar essas peças em um único lugar.
- Nunca vá dormir deixando alguma lixeira cheia dentro de casa. Mesmo cansado, faça isso pois é mais organizado e melhor para a sua saúde
E para finalizar, um destino para as suas tralhas depois do desapego:
- Doe: um morador de rua ou uma instituição de caridade ficará muito feliz em receber suas roupas e objetos em bom estado que você não usa. Dependendo da função, pode ajudar um amigo ou parente. As coisas que você não usa podem fazer a diferença para outras pessoas.
- Venda: O que você investiu dinheiro ou tempo, pode ser revendido. Alguns sites ns internet trabalham com isso como o Mercado Livre, OLX, Enjoei ou você pode até mesmo oferecer seus produtos em grupos de venda ou no seu perfil nas redes sociais, com o facebook, que tem algumas ferramentas interessantes para esse tipo de ação.
- Recicle: o lixo é a pior opção. Você gastou uma parte de sua vida, de seu tempo e dinheiro nesse objeto por isso é um desperdício de vida. Mas tem coisas que são muito específicas, como roupas íntimas, material que não é possível consertar ou alguma coisa desta natureza. Nesse caso, separe o objeto por tipo (plástico, vidro, metal ou orgânico) e coloque em sacos no local de coleta.