Atualizado em 29 de julho de 2021
A situação não está fácil. Diversas empresas fechando, postos de trabalhos extintos e uma crise financeira dominando o mundo todo. A pior notícia para uma pessoa que está empregada atualmente é receber a fatídica notícia de que irá perder o emprego.
O desemprego, sobrecarrega a preocupação com a família e pode ser um gatilho para inúmeras doenças, entre elas a depressão.
Quem passa por esta experiência sabe que um dos questionamentos mais comuns é:
“Onde estão os meus amigos numa hora dessas?”
Numa hora destas, os verdadeiros amigos tem que ter tato para tratar com uma pessoa que está passando por esta fase. Não são necessários grandes gestos, mas coisas simples e significantes, como responder a um e-mail, retornar uma ligação e saber ouvir fazem uma grande diferença. Isso já é o suficiente para acalmar uma parte da aflição que ela carrega dentro de si.
Mas se quiser ser um amigo mais efetivo e presente, vou listar algumas sugestões de como dar um apoio para seu amigo desempregado:
Incentive-o a não se entregar
A única coisa que o desempregado nunca deve fazer é ficar se lamentando e se entregar a sua tristeza. Encontrar recolocação deve ser o seu foco principal e você tem que ajudar nisso. Incentive seu amigo a usar as horas livres para também pensar em desenvolvimento pessoal e profissional. Indique cursos gratuitos, leituras, livros e aplicativos para ajudá-lo em sua recolocação no mercado de trabalho.
Treine-o para uma entrevista de emprego
Entrevistas de emprego são tensas, principalmente nos dias de hoje, em pleno momento de escassez de vagas.
Simule um bate-papo honesto com o seu amigo, sempre focado nas capacidades dele. Faça pegadinhas típicas das entrevistas. Pontue sobre o jeito de falar, de vestir, em como ele deve se inteirar sobre a empresa com quem irá falar.
Saiba ouvir
Preste atenção ao que a pessoa tem a dizer, interpretar e julgue o mínimo necessário. Quem está num momento sensível se magoa muito facilmente, principalmente com um amigo insensível e agressivo.
Ofereça a sua rede de contatos
Para uma pessoa se recolocar no mercado de trabalho sem ter uma rede de contatos consistente é quase impossível.
Pequenas e médias empresas contratam por indicação e confiança, quase nunca por competência. Então se você tiver contatos com empresas, amigos que trabalham em RH ou algum conhecido que saiba da existência de vagas em empresas, apresente seu amigo como potencial candidato a vaga.
Fique atento às oportunidades que aparecem
Por estar em contato com mais pessoas, quem está empregado tem contato com mais oportunidades de vaga de emprego.
A dica primordial e pedir ao seu amigo desempregado um texto breve sobre ele, com formação acadêmica, trabalhos anteriores, idiomas que fala e habilidades (um currículo resumido) e mantenha este documento em seus arquivos pessoais. Ao se deparar com a oportunidade, indique seu amigo.
Jamais finja estar ajudando
Seu amigo vai depositar boa parte de suas esperanças em você. Se não poder ou não querer ajudar, aja com honestidade e respeito.
Seja sutil nas abordagens
Ao orientar, sugerir ou criticar, escolha uma comunicação positiva. Não seja uma pessoa agressiva nesse momento. Uma palavra mal empregada pode chatear e até traumatizar. Tente se colocar no lugar de quem aceitou ser auxiliado. Não resolve o problema, mas ajuda e já é um bom começo.
Seja amigo e não só coach
Quer ser um bom amigo? Seja presenta na vida do seu amigo. Chame quem está sem desempregado para jantar na sua casa, fazer um esporte, pescar, ou quem sabe só jogar conversa fora num cafezinho. Dar uma pausa no stress de procurar emprego faz bem e gera vontade de vencer as dificuldades.
E para terminar
Sempre se coloque no lugar de quem está em dificuldades. Treine empatia.
Se você tiver mais algumas sugestões não deixe postar aqui nos comentários.