Estamos passando por uma crise. Com o alto preço do combustível muitas pessoas pegam o habito de só abastecer o carro quando o tanque entrar na reserva, aguardando o preço do combustível ficar baixo. Outras pessoas justificam que com esse habito o carro sempre estará com combustível novo e terá pouca mistura com combustível antigo.
A verdade é que deve-se evitar ao máximo usar o carro na reserva. Em caso de uma emergência pode acabar sofrendo uma pane seca no meio da rua (falta de combustível), pois uma vez que não se sabe a quantidade exata de combustível restante, fica impossível estimar quantos quilômetros ainda é possível percorrer.
Além do carro parar no meio da rua, o motorista ainda pode ser multado e ter o veículo guinchado.
Resíduos da reserva
A reserva, ou o “fundo” do tanque, pode acumular impurezas do combustível que se assentam com o tempo. Usar sempre o tanque na reserva pode fazer com que estes resíduos entrem na bomba e provoquem falhas de funcionamento.
Superaquecimento da Bomba de Combustível
O combustível também é utilizado como meio de resfriamento da bomba, que, para funcionar corretamente, deve estar totalmente submersa em combustível. Se o tanque está quase vazio, o superaquecimento dessa estrutura pode acontecer, causando sérios danos ao veículo.
Para evitar estes problemas fique sempre atento ao nível de combustível e use a reserva apenas em casos de emergências.